Campeonato Brasileiro: Como funciona?

Um dos campeonatos mais famosos do futebol é o campeonato brasileiro. As equipes que participam dele passam boa parte do ano jogando, buscando qualificações suficientes para ficar no topo da lista do brasileirão. 

Apesar de muita gente não saber, essa é a maneira mais simples de entrar no futebol. Isso porque o campeonato brasileiro é repleto de times que podem ser a porta de entrada para muitos talentos. A competição ainda se divide em diversos grupos ao longo de um ano.

Bem, mas não dá para explicar tudo de forma tão rápida assim. Dito isso, se deseja entender como a competição acontece, como assistir futebol ao vivo e quais premiações existem, acompanhe agora informações a respeito de cada ponto do campeonato!

Quando foi criado o campeonato brasileiro?

Não faz muito tempo que ele começou, na verdade, ele ainda é do século passado, apesar da grande quantidade de edições que já teve. É claro, isso acontece a cada ano, então é de se esperar a quantidade. 

campeonato brasileiro

Ao todo, com um cálculo simples, podemos somar aproximadamente 62 edições do campeonato brasileiro. Em outras palavras, há aproximadamente 62 anos de campeonato brasileiro, tudo começou ainda em 1959.

É claro, naquela época era novidade, porém logo foi possível que várias equipes e muitos torcedores se apaixonassem por esse evento anual. A primeira equipe a ganhar o brasileiro foi o Bahia, em 1959.

Como uma equipe entra no campeonato brasileiro?

O processo é na verdade bem simples. Está bastante relacionado com mérito. Quanto mais a equipe trabalha em seus planos, mais fácil fica de começar no brasileirão. Isso porque não é necessário um esforço absurdo, elas entram ali por conta de seu desenvolvimento em outros campeonatos, principalmente no estadual.

É claro que elas se baseiam também nos colocados do outro ano. Ou seja, uma equipe pode estar na série A simplesmente porque não foi rebaixada no ano passado.

Isso acontece em todas as séries. Na verdade, o campeonato brasileiro já se baseia mais nisso do que nos campeões do outro ano, apesar de que há sempre uma oportunidade de entrar a partir da última série.

Quantas séries existem no campeonato brasileiro?

Todos conhecem a série A. É possível observar times famosos nela. Flamengo, Corinthians, Vasco e outras equipes dominam o futebol quando esse é o assunto. Como dito, a existência da série A é algo que não foge aos torcedores.

Então, depois dos 4 rebaixados da série A, chega a série B. Apesar de já não ser tão conhecida, a série B possui alguns times de grande nome. Neste momento, existem 8 equipes que saem dela por ano. A primeira é rebaixada para a série C e a outra vai para a série A, tomando o local de quem foi rebaixado.

A série C já não é mesmo conhecida. Nela muitas equipes menores jogam. Nem sempre o objetivo delas é crescer, muitos dos jogadores nem mesmo recebem o suficiente para usar o futebol como profissão final. Na série C acontece o mesmo que na série o mesmo que na B.

Na última delas, a série D, as equipes são mais escolhidas pelo seu desenvolvimento em outros campeonatos. Vale lembrar que ainda assim as 4 maiores equipes sobem para a série C. Essa é a última série e também a menos conhecida.

Qual a premiação

Bem, a premiação se baseia no local onde se encontra a equipe. As primeiras posições da série A recebem dinheiro. A primeira colocação ganha aproximadamente 33 milhões de reais. A segunda recebe 31 milhões.

Apenas as 4 equipes que caírem para a segunda divisão não recebem absolutamente nada. 

Na série B as contas são diferentes. Os primeiros colocados ganham algo em torno de 28 milhões de reais, decaído de acordo com a posição no ranking. Além disso, no próximo ano, elas podem participar da série A. Lembrando que apenas 4 equipes podem fazer isso.

Campeonato brasileiro: Futebol ao Vivo

Bem, o brasileiro ama futebol, principalmente quando ele consegue acompanhar as partidas ao vivo, certo? Como visto aqui, não é muito trabalho lidar com o campeonato, mas para algumas equipes pequenas o sonho de chegar à série A é difícil.

Acompanhar os jogos ao vivo ou em estádios é algo que estimula muitos torcedores.