Quem pode obter um CPF e como solicitar

O CPF nada mais é do que o Cadastro de Pessoa Física. Este é um documento muito importante que foi feito pela Receita Federal com o intuito de identificar os seus contribuintes. O CPF contém uma numeração com cerca de 11 dígitos, que apenas mudam por alguma decisão judicial.

Por mais que tudo isso pareça muito confuso de se entender e apenas vemos o CPF como mais um documento importante em nossas vidas, é sempre importante saber sobre as coisas que temos ao nosso redor e nunca demos importância o suficiente para parar e ler mais a respeito. Com isso, vamos lhe explicar melhor o que é um CPF e para o que ele serve.

O que é um CPF?

O Cadastro de Pessoa Física (tendo-se como siglas: CPF) é um documento que é nos dados pela Receita Federal do Ministério da Fazenda. Tal informação é segundo uma base de dados da Receita. Nesta base são guardados todos os tipos de informações que são de contribuintes obrigados para com à inscrição no CPF.

Quem pode obter um CPF e como solicitar

A partir do momento em que você faz o seu CPF, você passa a receber os seus números que você manterá com você durante todo o resto da sua vida. E esses números são diferentes para cada pessoa.

Para ver as dívidas relacionadas a um CPF, é necessário realizar a consulta CPF por meio da Receita Federal ou outros sites que oferecem esse serviço.

Para que serve?

Uma das principais funções presentes em um CPF é se encontra juntamente com a Receita Federal para os demais fins tributários. Além de tudo isso, tal documento pode ser utilizado de uma forma mais ampla pelas organizações que são tanto privadas quanto públicas. O CPF ainda serve como uma chave de identificação de pessoas físicas nas demais agências bancárias, empresas privadas, órgãos do governo e dentre outras empresas que são igualmente importantes.

Ou seja, de forma mais resumida, o CPF serve para identificar os contribuintes no Imposto de renda. Assim, quando os filhos completam 12 anos, precisam ter o próprio CPF para que consigam ser incluídos na declaração de imposto do país.

Apesar de tudo isso, o Cadastro de Pessoa Física pode ter uma importância maior para aquelas pessoas que desejam ter acesso a prêmios. Um dos exemplos que podemos citar para vocês é a Nota Fiscal Legal, que é um programa totalmente disponibilizado em alguns estados específicos e que permitem tais benefícios por meio de uma identificação do CPF.

Mas o CPF não serve somente para essas coisas. Se você quiser prestar um concurso público, por exemplo, ou se matricular em uma universidade, você vai precisar ter o seu próprio CPF. Ou até mesmo para que você consiga abrir uma conta no banco, fazer a solicitação de um cartão de crédito ou apenas para fazer compras.

Quem pode obter um CPF?

Todas as pessoas podem entrar com uma solicitação da emissão do CPF, a partir de quando você ainda é um recém-nascido. Porém é importante que você esteja muito atento, já que o número do Cadastro é único, e caso você o perca, é muito difícil de se fazer um de novo.

Caso você venha a perde o seu CPF, isso pode causar muita dor de cabeça para quem não tinha tais dados armazenados em outros documentos. A únicas dicas que podemos lhe dar neste caso é tentar procurar em notas ou deixar esses números armazenados em algum lugar para que você consiga entrar com o pedido da segunda via do documento.

Como fazer um CPF

Para que você consiga fazer a inscrição do documento, ela pode ser feita através do próprio site da Receita Federal (no próprio site da Receita Federal é possível realizar outros tipos de consultas com dados pessoais), ou através das seguintes agencias:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Correios.

Através destas instituições que acabamos de listar acima, é necessário que você pague uma taxa para a emissão da mesma, que custa no máximo R$07,00. Agora falando do site oficial da Receita, este serviço oferecido por eles é totalmente gratuito; todavia, somente deve ser feito por pessoas que tenham menos de 25 anos com o Título de Eleitor e que esteja em uma situação regular.

Como faço para solicitar?

Dentre todos os outros documentos para que você consiga entrar com o pedido do CPF está:

Para as pessoas que são menores de 16 anos, é necessário que você leve a sua carteira de identidade ou a sua certidão de nascimento. Agora, para aquelas pessoas que já forem maiores de 16 anos, será preciso somente da carteira de identidade.

Como explicamos nos começo desse artigo, as vezes pode parecer complicado quando vamos pesquisar mais a fundo sobre alguns dos documentos mais importantes da nossa vida, afinal, usamos ele desde quando somos crianças sem nos perguntarmos o porquê de usá-lo e qual á a real importância dele.

Esperamos que com esse artigo, você tenha compreendido melhor sobre o que o CPF se trata, para quais meios ele serve e onde você geralmente vai precisar dele no seu dia-a-dia.